terça-feira, junho 26, 2007

Assistia ao Jornal da Tarde, quando entrou uma notícia que revelava dados da ONU sobre o consumo e tráfico de cocaína em nossa pátria amada, idolatrada, salve, salve.

Segundo o relatório, nos últimos 4 anos, houve um aumento de 75% no consumo da droga no país. Agora são 860 mil usuários. Sendo que, em todo mundo, são 14 milhões (segundo o tal estudo), ou seja, de cada 15 pessoas que consomem cocaína no mundo uma é brasileira.

E o estudo ia além. Pasmem, senhores leitores. O Brasil é o terceiro maior produtor de maconha na América do Sul. Isso mesmo, eu disse o terceiro.

A notícia foi ventilada como se fosse um problema de proporções tsunâmicas.

Então, vamos aos fatos.

A América do Sul é composta por 13 países, sendo que dois são as Guianas e um o Suriname, que juntos cabem dentro do estado de Tocantins. Ou seja, em verdade são 10 países. Considerando-se que o Brasil ocupa 75% de todo espaço continental, me parece um milagre que não tenhamos ficado em primeiro.

A única conclusão razoável que posso tirar disso é que, assim como os políticos, técnicos de futebol, policiais e demais categorias corrompidas, nossos produtores de maconha são igualmente ineptos, a um ponto tal que faz-se necessário importar maconha do Paraguai. Com tantas vantagens territoriais, geofísicas, de mão-de-obra barata, descaso social, crime organizado, facilidades de suborno, é quase como que perder a Paraolimpíada das drogas.

Não é de se espantar que o consumo de cocaína tenha crescido tanto nos últimos 4 anos.

terça-feira, junho 12, 2007

- Vamos, meu filho, você vai gostar...
- Sem chances.
- Por quê? É só um fim de semana, e eles são legais.
- Eu sei, não é o ponto.
- Então, qual o problema?
- Mãe, você realmente acha uma boa idéia ser amiga de seus vizinhos?
- Por que não?
- Simples, porque você não vai poder evitá-los num dia que não quiser encontrá-los, você entra no elevador e lá estarão eles. Eles tocam o interfone e sabem que você está em casa. Me parece uma péssima idéia. E, por mais que seja divertido um fim de semana, você vai se sentir obrigada a comparecer em todos os eventos a que for convocada, sem direito a mentiras.
- Meu filho, que aconteceu com você?
- Como assim?
- Quando você era pequeno conversava com todo mundo...
- Mãe, crianças conversam com todo mundo, é por isso que a primeira coisa que a gente aprende é a não conversar com estranhos.